PREFEITURA DE SANTA MARIA
Na manhã desta quarta-feira (10), os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Júlio do Canto, no bairro Camobi, aceleraram o andamento das atividades da Gincana Cultural. A gincana é organizada bienalmente e tem como objetivo promover a união entre os estudantes, solidariedade e o incentivo ao espírito esportivo, inserida no projeto desenvolvido junto ao Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).
“Através da gincana, buscamos familiarizar os alunos com a comunidade, trazendo-a para dentro da escola”, declarou a diretora e organizadora da gincana Ruth Terezinha Lopes. As brincadeiras pedagógicas reúnem habilidades que se relacionam com os conteúdos e objetivos que serão trabalhados até o mês de agosto, quando se encerra as atividades da gincana. Os alunos irão desenvolver atividades temáticas comemorativas, dentre as quais estão inseridas o Dia do Amigo e Dia do Idoso; tarefas que vão envolver toda a comunidade escolar.
No decorrer da gincana, os alunos serão responsáveis pela coleta de materiais recicláveis que serão vendidos para a arrecadação de verbas que possam suprir as despesas da mesma. Nesse processo, o aluno terá que administrar as verbas recolhidas com o planejamento das atividades e elencar as prioridades através de relatório, calcular as despesas e aplicar o capital de maneira que possa organizar as necessidades financeiras. Desse modo, as quatro operações matemáticas (na prática) serão desenvolvidas entre as habilidades indispensáveis para a conclusão das tarefas, além de aprimorar as relações interpessoais.
A Educação Fiscal é o principal tema abordado durante as atividades. Através do PMEF, a escola realiza constantemente projetos que envolvem a Cidadania. Entre as tarefas relacionadas ao PMEF, está a elaboração de paródias e poesias que discutam e relatem temas voltado à Educação Fiscal. Entre eles, o meio ambiente (química, biologia, saúde, valores, respeito ao próximo, atitudes preventivas e o exercício da cidadania). Na criação da paródia e da poesia, os alunos lêem textos de diferentes esferas e estimulam a criatividade com a ampliação de vocabulário através do uso do dicionário.
Outra atividade que será desenvolvida relacionada à Educação Fiscal, é o recolhimento de notas fiscais que serão encaminhadas para a Instituição de Caridade Lar León Denis. Através disso, o estudante despertará para a solidariedade, questão tributária, a garantia na aquisição do produto e a conscientização a respeito da importância e o acompanhamento da aplicação do recurso. O Lar abriga pessoas com câncer, vindas de outros municípios e que fazem tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria.
A professora do 7º ano, Elezita Nunes Trindade, revelou o entusiasmo por parte dos alunos, com relação à participação na gincana. “Eles estão motivados com as atividades e nomearam a equipe de “Pop Star”. Buscaram patrocínios com as empresas da região, para a compra dos materiais que foram necessários na decoração da escola, fizeram pesquisas na internet e são os responsáveis por enfeitar a parte externa da escola”, afirmou Elezita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário