segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cinema para o Mercosul ver

JORNAL A RAZÃO

Assinar um convênio para o desenvolvimento da produção audiovisual no Mercosul com intuito de promover e apoiar as iniciativas de integração em produções cinematográficas argentinas, brasileiras e paraguaias, visando a criação de uma industria cultural na região do Mercosul.

Este foi o objetivo da viagem do cineasta Luiz Alberto Cassol para a cidade de Posadas, na Província argentina de Missiones. O acordo foi firmado no último dia 16 de julho no Foro Entre Fronteras, realizado no Centro de Convenções de Posadas e teve a participação da ministra de Estado argentina, Fabíola Bianco.

Além de Cassol, representando a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria e a produção audiovisual brasileira, o convênio internacional foi assinado por Marcelo Perez, diretor de cinema e representante do Cine y Espacio Audiovisual del Instituto de Cultura de Chaco, da Argentina e Juana Miranda de Kino, representando o Colectivo Cinematográfico, do Paraguai.

Entre as ações propostas, o convênio se foca nas propostas de políticas para o desenvolvimento audiovisual, com intuito de diminuir as diferenças de produção com os grandes centros de produção cinematográficas do Mercosul e suas sub-regiões como, nordeste argentino, sul do Brasil e Paraguai, fomentando as redes de comunicação e intercambio profissional dos diferentes setores da produção audiovisual da região.

Argentinos, brasileiros e paraguaios propõem a geração de espaços de formação, capacitação e pesquisa no campo da produção cinematográfica e correspondente fomento da indústria cultural do audiovisual do Mercosul para, em conjunto, desenhar um novo sistema de exibição, distribuição, difusão e comercialização de produções audiovisuais realizadas em forma conjunta entre produtores de diferentes culturas do Mercosul.

O Foro Entre Fronteras é um foro itinerante que abriga 14 organizações de produtores audiovisuais e de comunicação dos três países com objetivo de desenvolver políticas e projetos cinematográficos na região. Atualmente o foro esta produzindo a série de documentários para televisão chamada de “Parcerias Entre Fronteiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário