sexta-feira, 30 de julho de 2010

UTI fechada para novos bebês

JORNAL DIARIO DE SANTA MARIA

Husm divulgou nota ontem informando que a UTI Neonatal suspendeu as internações por causa de uma infecção A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) suspendeu ontem as internações porque cinco dos 10 nenês internados apresentam infecção causada pelo fungo candida. Eles estão isolados dos outros cinco, recebendo medicação. Conforme a responsável pela unidade, Angela Weinmann, não há motivo para pânico, e os bebês estão estáveis. A UTI confirma que, no domingo, um bebê morreu, mas que a causa da morte ainda não foi definida e que, por ora, o hospital descarta qualquer relação com os casos.

– Não se sabe por quanto tempo será a suspensão. A situação está sob controle – afirma Angela.

A infectologista Jane Costa, que não trabalha no Husm, explica que os nenês prematuros são mais suscetíveis a esse fungo por ter o sistema imunológico frágil. Conforme Jane, o uso regular de antibióticos elimina bactérias protetivas, o que acaba oportunizando que a candida se manifeste.

– Todos temos esse fungo, tanto no trato digestivo quanto nos órgãos sexuais. A candida é uma oportunista e se manifesta em pacientes com o sistema imunológico mais fraco. Quanto mais prematuro o bebê, mais fraco é o seu sistema imune. A infecção por candida é comum em unidades de pacientes crônicos, como os de UTI – diz a especialista.

Jane explica que a candida é difícil de ser prevenida. No caso dos bebês do Husm, ela está circulando na corrente sanguínea, o que pode causar sintomas de infecção generalizada.

A UTI Neonatal do Husm é referência para 40 cidades da região e a única que atende pelo SUS. Os pedidos de internação serão realocados pela Central de Regulação de Leitos do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário