JORNAL DIARIO DE SANTA MARIA
Carros produzidos por alunos da UFSM para reduzir o consumo de combustível estão em competição nacional
Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, a partir de hoje, de uma competição nacional que premiará o meio ambiente.
A 7ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que ocorre até sábado, em São Paulo, conta com três carros do projeto Bambuzinho, desenvolvido por estudantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), do Desenho Industrial e das engenharias Elétrica e Mecânica da UFSM. Vence o protótipo que percorrer 12 voltas na pista do kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com velocidade média de 25km/h, gastando a menor quantidade de combustível.
A competição, disputada por 35 equipes de universidades do país, ocorre em três categorias: carros a álcool, a gasolina e a eletricidade. E a UFSM tem uma equipe em cada uma delas. Para chegar aos protótipos que estarão nas pistas, os alunos tiveram muita pesquisa pela frente.
Segundo o professor de Mecânica do Ctism, Fernando Bayer, a ideia é incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir o uso de combustíveis e, com isso, a emissão de gases poluentes na natureza.
Entre as equipes de Santa Maria, o trabalho também passou pela escolha de materiais biodegradáveis para construção dos carros. Foram utilizados bambus – daí o nome do projeto –, fibra de vidro e até seda (veja quadro).
Conforme o professor Luiz Antônio Righi, integrante da equipe do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, que envolve as engenharias, um dos protótipos, o EESM 09, é totalmente novo e será utilizado pela primeira vez em competições.
– Até poucos dias, nem o pessoal aqui do centro sabia como o carro era. Tudo foi mantido em segredo – diz o docente.
Os outros dois carros – o UFSM 50 e o EESM 10 – apresentam outra novidade: o sistema de injeção eletrônica. Funciona assim: o piloto atinge a velocidade desejada e desliga o motor do carro, economizando energia. O uso de fibra de vidro na estrutura também é inovador.
– O carro é energeticamente eficiente e ecologicamente correto – avalia o professor Geomar Machado Martins, do curso de Engenharia Elétrica.
Apoio – Os veículos foram construídos com apoio de empresas da cidade (Gautier Indústria de Capacetes, Idema, Tabarelli, Benvenutti e Makita). A estimativa média de custo de cada um deles é R$ 10 mil. A universidade entrou com o uso de laboratórios e custeio da viagem para os participantes. Alguns alunos ainda recebem bolsas de estudo. A premiação da maratona é dois protótipos de carros da Fiat para o primeiro e o segundo lugar de cada categoria.
Carros produzidos por alunos da UFSM para reduzir o consumo de combustível estão em competição nacional
Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, a partir de hoje, de uma competição nacional que premiará o meio ambiente.
A 7ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que ocorre até sábado, em São Paulo, conta com três carros do projeto Bambuzinho, desenvolvido por estudantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), do Desenho Industrial e das engenharias Elétrica e Mecânica da UFSM. Vence o protótipo que percorrer 12 voltas na pista do kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com velocidade média de 25km/h, gastando a menor quantidade de combustível.
A competição, disputada por 35 equipes de universidades do país, ocorre em três categorias: carros a álcool, a gasolina e a eletricidade. E a UFSM tem uma equipe em cada uma delas. Para chegar aos protótipos que estarão nas pistas, os alunos tiveram muita pesquisa pela frente.
Segundo o professor de Mecânica do Ctism, Fernando Bayer, a ideia é incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir o uso de combustíveis e, com isso, a emissão de gases poluentes na natureza.
Entre as equipes de Santa Maria, o trabalho também passou pela escolha de materiais biodegradáveis para construção dos carros. Foram utilizados bambus – daí o nome do projeto –, fibra de vidro e até seda (veja quadro).
Conforme o professor Luiz Antônio Righi, integrante da equipe do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, que envolve as engenharias, um dos protótipos, o EESM 09, é totalmente novo e será utilizado pela primeira vez em competições.
– Até poucos dias, nem o pessoal aqui do centro sabia como o carro era. Tudo foi mantido em segredo – diz o docente.
Os outros dois carros – o UFSM 50 e o EESM 10 – apresentam outra novidade: o sistema de injeção eletrônica. Funciona assim: o piloto atinge a velocidade desejada e desliga o motor do carro, economizando energia. O uso de fibra de vidro na estrutura também é inovador.
– O carro é energeticamente eficiente e ecologicamente correto – avalia o professor Geomar Machado Martins, do curso de Engenharia Elétrica.
Apoio – Os veículos foram construídos com apoio de empresas da cidade (Gautier Indústria de Capacetes, Idema, Tabarelli, Benvenutti e Makita). A estimativa média de custo de cada um deles é R$ 10 mil. A universidade entrou com o uso de laboratórios e custeio da viagem para os participantes. Alguns alunos ainda recebem bolsas de estudo. A premiação da maratona é dois protótipos de carros da Fiat para o primeiro e o segundo lugar de cada categoria.
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