quinta-feira, 19 de agosto de 2010

É preciso paciência

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA

Limpeza de caixas dágua no PA atrasou atendimentos ontem
Os pacientes que buscaram atendimento no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, ontem, enfrentaram um teste de paciência à tarde. O local ficou uma hora – das 13h às 14h – sem água devido à limpeza nas duas caixas d’água, o que acabou atrasando as consultas.

Cada caixa, com capacidade de 15 mil litros de água, foi esvaziada. Enquanto uma caixa era limpa, a outra teria de abastecer o PA. Porém, o registro que fazia com que o líquido chegasse de forma independente às torneiras, aos bebedouros e aos demais setores, apresentou um problema e foi fechado, bloqueando o abastecimento. Por isso, idosos, crianças e adultos esperaram mais tempo do que o normal.

Cibele Vaccaro, 24 anos, moradora da Vila Alto da Boa Vista, que estava com os dois filhos doentes, esbravejava no saguão do PA Infantil. Yasmin, 1 ano e 8 meses, e Felipe, 6, chegaram vomitando e com febre.

– Eles estão doentes, mas toda vez que venho aqui é assim: um sacrifício. Já estou há uma hora, e pelo visto ficarei esperando muito mais. Não é fácil – lamenta a dona de casa.

Cerca de 35 pessoas esperavam atendimento no início da tarde nos PAs adulto e infantil. A demora para consultar, que chegou a três horas, gerou revolta entre os pacientes.

– Pago imposto. Minha filha está lá dentro e, quando ela queria água, não tinham. É um absurdo – disse a dona de casa Jessica Aires, 31 anos, mãe de Luisiane, 14.

Justificativa – A coordenadora do PA, a médica Selena Michel, explica que uma ou duas vezes por ano as caixas d’água têm de ser limpas. Desta vez, a limpeza foi feita à tarde.

– Além de ser uma norma da Vigilância Sanitária para preservar a saúde da comunidade, é um procedimento necessário. Mas, de alguma forma, afeta o serviço. Não avisamos à comunidade porque nas outras limpezas não tivemos esse tipo de problema – explica a coordenadora.

Segundo a enfermeira-chefe do PA, Cleci Cardoso, como todos os dias são atendidas cerca de 300 pessoas nos dois PAs, a demora nas consultas não se dá apenas pela falta de água, e sim, pela demanda ser muito grande:

– A demora é normal. Há atendimentos que levam 15 minutos, e outros ficam uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário