quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entre os melhores do País

JORNAL A RAZÃO

Será que é pelo fato da educação ser rígida, ou por haver uma estrutura hierárquica que permite com que o Colégio Militar de Santa Maria figure há tanto tempo entre as melhores escolas do país e como sendo a detentora do título de uma educação exemplar no Estado? Qual será a fórmula que faz com que a instituição seja uma referência em educação? Independente de qual seja a conjugação de fatores que propiciem essa história exitosa, trata-se de uma performance que merece ser observada e mesmo adaptada à realidade daquelas escolas da cidade – rede estadual e municipal – para que Santa Maria possa ser reconhecida por ser um pólo educacional não apenas por uma escola, o Colégio Militar, mas por ter aqui uma série de escolas capazes de estarem entre as melhores do Estado e mesmo do País.

O Colégio obteve nota 7,3 no Índice de Educação Básica (Ideb) 2009, entre as escolas de 5ª a 8ª série. Foram avaliados 444 alunos da 6ª a 8ª série. Enquanto a média do estadual ficou em 4,1 e a nacional em 4. A avaliação trabalha com dois indicativos – taxa de aprovação de cada instituição com as notas das provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da Prova Brasil.

O Colégio Militar de Santa Maria ainda nem atingiu a maioridade e já se consolida como uma instituição por formar profissionais voltados não apenas para a carreira militar mas como também para as os mais variados segmentos da sociedade. Dentro das salas de aula o ensino praticado visa facilitar com que os alunos descubram suas potencialidades de maneira que construam por meio próprios uma visão crítica do mundo. Para isso, um qualificado e valoroso elenco de professores cria este ambiente de educação de maneira atrativa aos alunos. Ao todo são 38 professores militares, 36 civis e mais de 50% do corpo docente possui mestrado e 2% têm doutorado que são aula para 767 alunos. Desde 1994, ano em que o Colégio Militar foi fundado a instituição trabalha com seus alunos com um calendário amplo e bem distribuído com 200 dias letivos e carga de 830 horas/aula – 30 horas a mais que a carga prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Apoio ao Colégio – O jornal A Razão desde sempre foi um apoiador e um incentivador para a viabilidade do Colégio Militar de Santa Maria. Em 1957, na edição de 15 de setembro o A Razão publicou artigo do militar Luiz Prates Carrion, em que manifestava o apelo da comunidade militar local para que o município fosse contemplado por uma unidade escolar deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário