domingo, 15 de agosto de 2010

Festança por todas as ruas

JORNAL A RAZÃO

Apesar de ter sido um domingo que teve tempo de cara feia, sem a presença do sol, moradores de diversas ruas de Santa Maria se reuniram para comemorar o Dia do Vizinho. Equipes de repórteres e fotógrafos de A Razão percorreram todas as regiões da cidade, incluindo localidades como Passo do Verde, Colônia Grapia, e ainda o município de Itaara. Cada coordenador de rua programou uma série de atividades para que os vizinhos de todas as idades pudessem confraternizar e se divertir. Mateada na rua, torneios de futebol, banda de música, sorteio de brindes, corrida de saco, campeonato de bocha, apresentações artísticas, brinquedos infantis infláveis, roda de pagode, entre outros, foram os principais, junto com muita música e alegria.

O grande momento de união entre os vizinhos foi durante o almoço. Grandes mesas foram montadas no meio das ruas para que todos pudessem confraternizar. E no cardápio, diferentes e saborosos pratos foram preparados. O que estava presente em praticamente todos foi a comida típica do gaúcho, o bom e velho churrasco. Além disso, muitas panelas de risoto, saladas, bife na chapa, entre outras iguarias. Na sobre mesa, doces e salgados pra todos os gostos completaram as mesas belas e fartas.

O evento do Dia do Vizinho é promovido por A Razão há 22 anos, e em alguns pontos da cidade, os moradores se unem em confraternização, no terceiro domingo de agosto, desde a primeira edição, como é o caso dos vizinhos da Rua Cândida Vragas, no Bairro Medianeira. Segundo a coordenadora da festa no local, Vera Lúcia de Jesus, o furdunço iniciou, ainda na noite de sábado, com galeto e partidas de canastra. “Alguns amanheceram aqui e continuam fazendo festa”, conta Vera.

Em outros locais, mesmo sendo comemorado há pouco tempo, a animação não foi pouca, como aconteceu na Rua Chico Mendes, que fica no Bairro Lorenzi. Lá, o pessoal comemorou o Dia do Vizinho pela segunda vez, mas a festa foi completa. O coordenador João Radaelli cuidou de todos os detalhes para que a diversão não ficasse de fora. “Música boa, jogos pra criançada, e muita comida pra todos os vizinhos”, conta João.
Em breve, A Razão publicará as fotos que trazem os registros de todas as ruas que participaram das comemorações do Dia do Vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário