quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A região na disputa

JORNAL DIARIO DE SANTA MARIA

Seis animais do Centro do Estado competirão no Freio de Ouro

A 10 dias do início da Expointer 2010, em Esteio, o trabalho é intenso em cinco cabanhas que criam cavalos crioulos na região. O esforço é para deixar os animais prontos para a mais tradicional prova da raça: o Freio de Ouro 2010. Seis animais da região foram classificados para a final da prova, no dia 29.

No total, cerca de 1,3 mil animais participaram das etapas classificadoras para a final do Freio de Ouro, mas somente 96 estarão na Expointer. Um entre os quase cem animais é Prenda do Itaó, 5 anos, da Cabanha Itaó, de Santiago. Se depender do histórico, tanto da cabanha quanto da égua, as chances de classificação são grandes: a Itaó já levou 12 animais para a final da prova. As melhores classificações foram com as éguas Infância do Itaó, que ganhou o Freio de Ouro em 2008, e Jura do Itaó, que ficou com o Freio de Prata no mesmo ano. Além disso, Prenda é irmã de Infância e Jura.

– Ganhar depende do momento do animal, mas acreditamos que ela tem condições de andar no pelotão de frente – diz o proprietário da Cabanha Itaó, Cássio Souza Bonotto, que também será um dos julgadores da prova dos machos no Freio de Ouro.

Entre os demais representantes da região na prova, um dos destaques é a Agropecuária Infinito, de São Sepé. A cabanha classificou duas fêmeas, On Rica do Infinito, 5 anos, e Oro y Rienda do Infinito, 5, para a final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário