segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um presente de Marcuzzo

JORNAL DIARIO DE SANTA MARIA

Padre Clementino Marcuzzo morreu em 2009, enlutando a comunidade de Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, na Quarta Colônia. Mas, antes de partir, ele concluiu um trabalho de pesquisa de cinco anos: a coleta de provérbios e expressões populares do dialeto vêneto trazidos ao Brasil pelos imigrantes italianos e passados de geração. O resgate gerou o livro La Sapienza dei Seculi – Proverbi Taliani Vêneti (A Sabedoria do Século – Provérbios Italianos Vênetos, em tradução livre), lançado recentemente pelo empresário e amigo pessoal do padre, Felipe da Silva, em Caxias do Sul.

A obra, que comemora os 135 anos da Imigração Italiana no Brasil, traz mais de 600 provérbios italianos com suas traduções, explicações sobre a pronúncia de algumas grafias italianas e do dialeto vêneto, além de informações sobre a origem dos provérbios e fotografias. O objetivo do padre ao iniciar a pesquisa era preservar a cultura oral trazida pelos imigrantes, que corria o risco de ser perdida.

Aliás, a conservação dos costumes e tradições de seus antepassados era quase uma obsessão para o religioso, que foi registrado em Dona Francisca, apesar de ter nascido em Vale Vêneto.

Formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria, fundador da Società di Cultura Italiana Dante Alighieri e da Associação Italiana de Santa Maria (Aism), além de criar e apresentar o programa I Nostri Taliani, na Rádio Integração de Restinga Seca e de ser o idealizador da Semana Italiana de Vale Vêneto.

Seu livro, o último presente aos descendentes e interessados na cultura italiana, teve tiragem de 5 mil exemplares, mas não está à venda. Ele é distribuído como brinde aos clientes de Silva, nas lojas que têm em Caxias, Bento Gonçalves e Farroupilha. Mas o presidente da Aism, Gildo Meneghello, garante que, em breve La Sapienza dei Seculi fará parte do acervo da biblioteca da associação.

– Só estamos vendo a forma de adquirir o livro – garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário